Publicado em: sábado, 30/07/2011

Prazo de renovação do Fies é prorrogado

A data limite para a renovação dos novos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, celebrado após 14 de janeiro de 2010, foi então prorrogado para o dia 16 de setembro. Entretanto, o adiantamento dos contratos antigos deve seguir o prazo anterior, que se encerra neste domingo (31).

Os contratos do Fies devem ser renovados todos os semestres. Para os contratos celebrados após a publicação da Lei 12.202, de 14 de janeiro de 2010, o adiantamento deve ser feito através d Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no site do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnes).

Para o adiamento simplificado, aonde os alunos apenas atualizam os seus dados pessoas e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, é só entrar no sistema e efetuar a alteração. Será gerado um relatório automaticamente que deve ser analisado pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Após a validação junto a CPSA, o documento é processado pela própria instituição.

Em caso existam alterações maiores no contrato, como troca ou alteração da renda do fiador, mudança no estado civil do aluno ou impacto no valor global, o adiantamento é considerado pelo sistema como não simplificado. Dessa forma, o próprio sistema gera um novo documento que deve ser levado à instituição financeira para ser assinado um termo de compromisso pelo estudante.