Publicado em: quarta-feira, 11/06/2014

Prazo de inscrição para o Prouni do 2º semestre termina hoje

Prazo de inscrição para o Prouni do 2º semestre termina hojeTerminam às 23h59 da noite de hoje as inscrições para bolsas do Programa Universidade Para Todos, o Prouni, do segundo semestre deste ano. Os candidatos podem realizar sua inscrição exclusivamente pela internet. 24 horas antes do encerramento do prazo, conforme informações do Ministério da Educação, MEC, o site do programa já havia registrado mais de 790 mil inscrições, totalizando quase 410 mil candidatos as vagas.

Este ano, nesta edição do programa, estão sendo ofertadas mais de 115 mil bolsas, das quais 73.601 são bolsas integrais e as 41.500 restantes são bolsas parciais. Qualquer estudante que tenha cursado o ensino médio na rede público ou na rede particular, na condição de bolsista integral, pode concorrer às bolsas do Prouni em instituições de ensino superior particulares. Para conseguir ganhar uma das bolsas integrais, o estudante precisa comprovar que tem renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por membro da família. No caso das bolsas parciais, que correspondem a metade do valor da mensalidade, o candidato precisa apresentar renda bruta familiar de até três salários mínimos por membro.

É preciso que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio, de 2013 e conseguido alcançar uma nota mínima de 450 pontos. Outro critério para o programa é ter alcançada nota maior que zero na redação. Os estudantes que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, também podem se candidatar ao Prouni. Não pode se inscrever no Prouni o estudante que já possua diploma de curso superior em qualquer instituição de ensino. Os estudantes que tem deficiência e professores da rede pública que atuam na educação básica também se enquadram nos requisitos do programa.

Pelo Prouni, o curso com maior oferta de bolsas é o de administração, seguido pelo curso de direito e em terceiro lugar, pelo curso de pedagogia. O governo federal considera o curso de engenharia civil como estratégico, mas ele está em sexto lugar no quesito oferta de bolsas.