Publicado em: quinta-feira, 03/04/2014

PR: Universidade vai doar 1000 kg de álcool gel a Prefeitura de Guarapuava

PR: Universidade vai doar 1000 kg de álcool gel a Prefeitura de GuarapuavaA Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste fez a doação de 700 quilos e álcool gel à Prefeitura de Guarapuava. Este é o primeiro de dois lotes do produto, repassado às escolas municipais da cidade. Já é o segundo ano consecutivo que a Universidade, por meio da Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ), realiza a ação.

Estima-se que cerca de 17 mil pessoas serão diretamente beneficiadas pelo produto, sendo 16 mil alunos das escolas de Guarapuava, onde já existe o hábito entre as crianças do uso de álcool gel para higienizar as mãos. Programas municipais, como o ‘Saúde na escola’, incentivam posturas preventivas entre os jovens.

O próximo lote será doado dentro dos próximos meses, para reposição do produto anterior. A remessa será de 300 quilos de álcool gel. Toda a produção da Unicentro é doada a diversas entidades como escolas, polícias e entidades assistenciais, por exemplo. O reitor da instituição, Aldo Nelson Bona, afirmou que a doação vem em bom momento, uma vez que a época de temperaturas mais baixas trás consigo o risco de contaminação por doenças características do período.

Para o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, este é um passo importante para que a saúde pública tenha resultados positivos, especialmente com a colaboração para manter a saúde das crianças em dia.

Sustentabilidade

O álcool em gel doado é produzido pela própria Unicentro, no Campus Cedeteg. São utilizadas como matéria-prima bebidas ilegais apreendidas em postos de fiscalização da Receita Federal, e doadas posteriormente à universidade. O projeto começou em 2009, e tinha como objetivo inicial dar uma destinação sustentável aos produtos apreendidos. Bebidas como cervejas, vodka, whisky, vinho e licores têm o álcool extraído para a produção. No ano passado, foram feitas cinco toneladas de álcool gel a partir deste processo.