sábado, abril 20, 2024
HomeSaúdePR possui 39 municípios com risco de epidemia de dengue

PR possui 39 municípios com risco de epidemia de dengue

A Secretaria de estado de Saúde do Paraná infirmou nesta quinta-feira (15), que o estado possui municípios que apresentam risco de desenvolver uma epidemia de dengue no próximo ano. O levantamento da infestação do mosquito foi divulgada na Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue.

Ao todo, 35 municípios possuem risco media de desenvolver a epidemia e quatro chances altas. O levantamento predial foi realizado pelos agentes de controle de epidemia e também pelo Programa Nacional de Controle de Dengue, que visitaram imóveis nas ultimas semanas para procurar pontos de reprodução do mosquito.

É considerado alto risco aqueles municípios que possuem 2 a cada 100 imóveis com criadouros do mosquito. “Os maiores problemas são o acúmulo de materiais que retêm água, a falta de aterros sanitários e a separação e destino adequado dos materiais recicláveis”, comentou o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz.

Em ultima reunião, os representes unidades regionais de saúde indicaram a necessidade se ser realizada uma parceria entre o Ministério Públicos e demais órgãos do setor ambiental para combater o mosquito a partir de questões especificas para o controle nos municípios que fazem parte da lista.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias