Publicado em: quinta-feira, 06/03/2014

PR: Número de escolas estaduais que ofertam educação integral deve dobrar em 2014

PR: Número de escolas estaduais que ofertam educação integral deve dobrar em 2014O Governo do Paraná anunciou que vai ampliar em quase 100% o número de escolas que oferecem atividades no contraturno neste ano, beneficiando milhares de alunos em todo o estado. Com isso, aproximadamente 1.000 escolas vão ofertar algum tipo de atividade, incluindo as de educação especial, como Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) conveniadas com a Secretaria da Educação e que integram o quadro de instituições públicas de ensino do Paraná.

O vice-governador e secretário da Educação no Estado, Flávio Arns, afirmou que este aumento na oferta de educação integral é uma das principais ações do governo na área da Educação para este ano. Segundo ele, o principal compromisso é garantir educação de qualidade aos jovens alunos paranaenses, e tal ampliação garante acesso, permanência e participação maiores na escola, facilitando o cumprimento da meta.

As áreas de infraestrutura e recursos humanos das escolas que vão receber as atividades da educação integral também terão investimentos especiais. Com isso, assegura-se o desenvolvimento das atividades nas instituições. De acordo com Arns, as novas escolas que estão em construção, além das que passam por reformas e ampliações, estarão aptas a oferecer a educação integral, contando com mais professores e funcionários para o desenvolvimento adequado que essa proposta pedagógica exige.

Opções variadas

As aulas específicas já foram distribuídas pela Secretaria de Estado da Educação aos professores que vão trabalhar nesta modalidade durante este ano. Já é o terceiro ano consecutivo em que as atividades são distribuídas antecipadamente, facilitando o planejamento das escolas, e também proporcionando aos profissionais da educação uma maior tranquilidade no planejamento das aulas.

Entre as opções disponíveis aos alunos que forem frequentar a educação integral estão a aulas especializadas de treinamento esportivo, atividades complementares curriculares permanentes e periódicas, além dos projetos Esporte Cidadão Unilever, Mais Educação e Centro de Línguas Estrangeiras.

As atividades proporcionam aos alunos experimentação e iniciação científica, atividades culturais, artísticas e esportivas, lazer, direitos humanos, conhecimentos sobre meio ambiente e saúde, mercado de trabalho, tecnologias da informação, comunicação e aprofundamento da aprendizagem.