quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilPosse de Joaquim Barbosa como presidente do STF acontece nesta quinta-feira

Posse de Joaquim Barbosa como presidente do STF acontece nesta quinta-feira

Posse de Joaquim Barbosa como presidente do STF acontece nesta quinta-feiraA cerimônia que irá fazer com que o ministro Joaquim Barbosa assuma a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) irá reunir pessoas de esferas além da jurídica e da política na capital nacional na próxima quinta-feira (22).

Na lista dos convidados estão celebridades como o casal de atores Lázaro Ramos e Taís Araujo, a apresentadora Regina Casé, o cantor Djavan, o piloto Nelson Piquet, entre outros. Foram enviados aproximadamente 2000 convites.

São aguardadas também delegações estrangeiras, mais de cem convites foram enviados para França, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra, que seriam colegas de vida acadêmica do ministro relator do mensalão fora do país. Barbosa tem mestrado e doutorado pela Universidade de Paris (Panthéon-Assas). A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), foram dois que confirmaram que estarão presentes.

Barbosa vai ser o 44º presidente do STF, porém apenas o primeiro negro que irá comandar a maior corte nacional. Pessoas que representam o movimento negro também deverão comparecer, dentre eles está José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, além do advogado Humberto Adami, do Instituto de Advocacia Racial.

Adami, que é amigo de Barbosa desde a Universidade de Brasília, onde o ministro estudou direito entre os anos de 1975 e 1982, disse que isto é um acontecimento histórico e que o importante será que os jovens negros terão um espelho quando forem ver que um negro é o presidente da mais alta corte jurídica brasileira e combate duramente à corrupção.

O ministro fez o pedido para que os discursos da posse sejam curtos e que os cumprimentos sejam retirados. A justificativa para isto é o problema que o ministro sofre no quadril, que atrapalha em solenidades longas.

Barbosa já é presidente interino do tribunal até a data da posse, porém despacha ainda no seu gabinete de ministro, mas isto deve mudar para a presidência logo após o evento desta quinta (22).

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments