Publicado em: sexta-feira, 01/02/2013

Portal Conviva irá colaborar com gestão de redes municipais de educação

Portal Conviva irá colaborar com gestão de redes municipais de educaçãoAs mais de 5,5 mil secretarias de municípios para Educação no País contam com uma nova ferramenta virtual que pode apoiá-las a melhorar a gestão. O portal Conviva Educação foi lançado durante esta quinta-feira (31) na cidade de Brasília por 11 instituições. O ambiente faz o agrupamento de informações dos gestores de educação conforme três eixos que são gestão, formação e fórum.

Cada uma das secretarias de Educação vai poder cadastrar dez usuários que podem ter acesso junto a conteúdos de orientação de temas como a alimentação e o transporte escolar, o material pedagógico, os serviços públicos e a gestão orçamentária e de suprimentos. Os usuários vão poder inserir os dados sobre os seus municípios e ter relatórios com o diagnóstico para que possam ser ajudados para construírem planos de ação para cada cidade.

Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais disse que o Conviva vai dar amplitude maior para a gestão de educação e a do dia a dia da gestão, para que faça com que a qualidade na educação pública seja alcançada. Ela é secretária municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP) e diz que esta iniciativa é importante para que os prefeitos sejam apoiados no início das suas administrações. Cleuza diz que os municípios contaram com renovação de 70% dos prefeitos durante as últimas eleições, dessa maneira, pessoas nunca geriram a gestão pública em educação assumiram cargos.

O conviva educação tem espaço para um fórum para discussões e, na segunda etapa, oferecerá cursos. Os secretários de Estado de Educação também podem ser inscritos dentro do site, mesmo que os conteúdos sejam direcionados à gestão dos municípios. A Undime é quem administra o Conviva.

Odaléa Sarmento, secretária de Educação do município de Colinas (TO), diz que informação é fundamental para que o planejamento de ações educacionais seja bem feito. Ela diz que é necessário bastante informação para que o planejamento possa ser colocado em prática. A expectativa dela com o Conviva é que ela possa colocar as dúvidas dela e ter retorno com esta comunicação na rede.