Publicado em: quarta-feira, 19/03/2014

Portais são proibidos de realizar cobertura oficial do BBB14

Portais são proibidos de realizar cobertura oficial do BBB14Dois grandes portais da internet, Terra e Uol, estão proibidos pela Rede Globo de promover a cobertura do reality show Big Brother Brasil 2014. Isso porque a emissora conseguiu na Justiça do Rio de Janeiro o veto das coberturas. A justiça acatou a solicitação de liminar da emissora, que detém os direitos do formato do reality show hoje transmitido pela Rede Globo. De acordo com a liminar, os portais da internet devem a partir da data de publicação do documento se abster de exploração comercial e ainda o uso indevido de imagens, textos, marcas e trechos dos programas do Big Brother Brasil, em qualquer portal da empresa. Se os portais descumprirem a ação, podem ser multados em R$ 100 mil por dia.

A decisão da Justiça do Rio de Janeiro também interfere na cobertura do Big Brother Brasil 2014 realizada pelo Bol, Zip.Net, além de aplicativos para celular e o portal móvel. Outros blogs que são mantidos nos portais que tem o programa como temática também deixarão de ser atualizados, bem como o perfil no Twitter da cobertura do reality no portal. Até mesmo alguns programas em vídeo online serão suspensos com a medida da justiça.

A medida tomada pela Rede Globo impedindo a cobertura dos portais sobre o reality show não tem qualquer precedente na história, já que há mais de dez anos os portais realizam uma cobertura independente do reality show, aplicando os mesmos valores jornalísticos usados para nortear a produção de conteúdo noticioso mantido no site. Os portais costumam ainda produzir também reportagens de outros grandes realities shows que alcançam repercussão. Os portais já se posicionaram e garantem que vão tomar medidas cabíveis para conseguir reverter a decisão.