Publicado em: sábado, 07/06/2014

Poroshenko e Putin querem fim dos conflitos na Ucrânia

Poroshenko e Putin querem fim dos conflitos na UcrâniaNa última sexta-feira, dia 6 de junho, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontraram na França. Eles entraram em comum acordo de que é preciso que os conflitos na região sudeste da Ucrania chegue ao fim. Os dois líderes políticos irão discutir sobre um possível cessar-fogo.

Proschenlo e Putin apertaram as mãos no primeiro encontro desde a eleição de Poroshenko como novo presidente da Ucrânia. A reunião entre os dois foi realizada na Normandia, França. Eles também estiveram no país para participarem das comemorações do aniversário de 70 anos do desembarque aliado na região.

Os dois presidentes querem o fim das operações militares na zona de conflito, tanto das Forças Armadas da Ucrânia quanto dos órgãos que apoiam a federalização do país. Poroshenko irá assumir a presidência da Ucrânia de forma oficial neste sábado, 7 de junho. A solenidade irá acontecer em Kiev e promete ser a solução política para a crise.

François Hollande esteve com Putin e Poroshenko no castelo de Benouville, na Normandia. Outra autoridade que também esteve no local foi a chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel. Os políticos conversaram sobre as possíveis medidas a serem tomadas para reduzir a crise. Uma das alternativas seria Moscou reconhecer a eleição de Poroshenko. Além disso, eles discutiram sobre os impactos econômicos que a crise está gerando.

O encontro durou breves 15 minutos durante o horário de almoço. Merkel afirmou que a Rússia deve assumir também sua responsabilidade para dar fim à crise na Ucrânia. Outros líderes também expuseram sua opinião acerca do assunto.