Publicado em: segunda-feira, 04/07/2011

Por que engordamos no inverno

Com a chegada do inverno, os dias frios, as comidas parecem mais atraentes, porém, é bom estarmos atentos e conscientes para não nos assustarmos com a balança e botões que parecem que não irão fechar. A explicação científica para os quilos a mais está no gasto de energia para manter o corpo aquecido com as temperaturas mais baixas.

O corpo possui um mecanismo de defesa que faz com que corpo busque mais calorias para produzir calor e não sentir frio. Porém, a necessidade não faz com que o gasto de caloria seja maior e consiga caminhar no mesmo ritmo da ingestão de alimento. Outro motivo é que neste período, a salada e os alimentos mais leves fiquem de lados.

Emagrecer durante o inverno parece uma atividade muito mais difícil, por isso é importante prestar atenção no que está sendo ingerido. O resultado mostra ser possível manter a saúde e a boa forma o ano todo, usando a moderação e o bom senso. A escolha dos pratos mais substanciosos deve ser sempre para almoço, já que o corpo tem mais tempo para fazer a queima de caloria e para a noite, sopas e cremes quentes auxiliam o corpo a ter uma digestão mais fácil.

A medida mais indicada é manter o plano de reeducação alimentar, que propõe atividades físicas, ingestão de muito líquido, intervalos curtos de alimentação e evitar alimentos calóricos. O corpo deve manter o ritmo de hidratação com pelo 1,5 litro de água por dia. Especialistas indicam que com a maior necessidade de produção de calor no inverno, o corpo também precisa de mais água para poder se manter sem prejuízo para células e órgãos.