Publicado em: terça-feira, 03/04/2012

População dos Estados Unidos se assusta com rato do tamanho de gato

Ratos são vistos, por muitos, como animais que trazem doenças e são repugnados por boa parte da sociedade. Algumas pessoas não podem ver o animal que entram em pânico. Se os ratos pequenos já causam tamanho medo nas pessoas, o que dizer de um que possui o tamanho de um gato? A população dos Estados Unidos está assustada e incomodada com este tipo de animal, que voltou aparecer no sul da Flórida.

O animal, que pesa cerca de 4 quilos e possui até 90 centímetros, da cabeça até o fim do rabo, é uma espécie de rato africano. Ele está sendo combatido há dez anos, e a população acreditava que a espécie já tinha sido erradicada. A história mais provável para o aparecimento dos roedores nos Estados Unidos é de que eles teriam sido trazidos por um homem que colecionava bichos exóticos.

Espécie se alastrou na região

Após serem trazidos para a América, oito dos ratos africanos teriam fugido e, consequentemente, se alastrado na região. A Comissão de Conservação da Vida Selvagem havia considerado que a região estava livre dos roedores no ano de 2009. Porém, dois anos mais tarde, sinais do retorno dos animais, que vieram da Gâmbia, foram encontrados pelos especialistas.

O roedor gigante da Gâmbia é visto como um problema para o equilíbrio ambiental. Além disso, esta espécie pode transmitir doenças perigosas, entre elas a “varíola dos macacos”. Esta enfermidade já afetou algumas localidades dos Estados Unidos no ano de 2003.