Publicado em: quarta-feira, 11/01/2012

Policial é afastado após sacar arma contra estudante da USP

A Polícia Militar do Estado de São Paulo decidiu afastar o PM que apontou sua arma para um estudante da Universidade de São Paulo (USP) nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro. De acordo com o coronel Wellington Venezian, comandante do policiamento na Zona Oeste, outro policial que presenciou a cena também foi afastado de seu cargo.

O abuso de poder cometido pelo policial é mostrado em imagens, onde o soldado pergunta a um dos jovens, que estavam em um prédio que foi do DCE, se ele é um estudante da instituição de ensino. O rapaz afirma que sim, porém o PM obriga que ele mostre sua carteirinha de estudante da USP. O jovem retruca e diz que tem palavra.

Então o policial de descontrola, puxa o aluno com força e saca a arma, que rapidamente é colocada de volta no coldre. O estudante ainda recebe muitos empurrões, tapas e várias agressões do policial. Uma sindicância já foi iniciada para investigar as imagens e o fato.

Conforme o que for decidido na sindicância, os policiais envolvidos no incidente podem receber repreensão ou até mesmo serem expulsos da corporação que atuam. O coronel Wellington Venezian afirma que o agente não possuía qualquer histórico de abuso de poder, e o policial irá ser tratado, passando por um tratamento psicológico.