Publicado em: sexta-feira, 13/04/2012

Policial blogueiro processa jornal por invadir sua conta de e-mail

Policial blogueiro processa jornal por invadir sua conta de e-mailNesta sexta-feira (13), o advogado de Richard Horton, policial britânico autor do blog NIghtJack, informou que seu cliente está processando o jornal The Times porque um dos jornalistas invadiu sua conta se e-mail. O blog do policial é popular e anônimo, mas foi desmascarado pelo jornal. O policial está processando a publicação por danos e perdas.

De acordo com os documentos apresentados no Tribunal Superior de Londres nesta semana, Horton está acusando o jornal de “abuso de confiança, isso indevido de informação privada e engano”. Os documentos foram apresentados pelo advogado Patrick Daulby, do grupo Taylor Hampton Solicitors. O The Times é o jornal de maior prestígio do Reino Unido, e faz parte do grupo de Rupert Murdoch.

Investigações

A News International, por sua vez, não quis falar sobre as acusações sofridas pelo jornal. O diretor do periódico chegou a admitir em janeiro, em uma comissão judicial, que está investigando as atividades feitas pela imprensa de que um de seus profissionais estaria tendo acesso de maneira ilegal as contas de e-mail do policial autor do blog.

O diretor afirmou que a companhia tomou “medidas disciplinares” contra o jornalista, que foi identificado como Patrick Foster. Após um mês dos escândalos, o diretor disse que esperava mais dos profissionais do jornal e que lamentava o que tinha acontecido. A polícia, por sua vez, estava fazendo uma investigação paralela das supostas espionagens cometidas pelo The Times em 2009.