Publicado em: sábado, 20/08/2011

Polícia Federal prende 18 em operação contra tráfico realizada em três estados

Nesta sexta-feira (19) a Polícia Federal esteve nos estados do Mato Grosso, Goiás e no Pará com o objetivo de desarticular e exterminar uma organização criminosa de traficantes que atuavam nos três estados. Fizeram parte da operação cerca de 80 policiais federais que visavam cumprir 16 mandatos de prisão preventiva e mais 12 mandatos de busca e apreensão em sete cidades das redondezas.

As investigações foram realizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Barra dos Garças do Mato Grosso. A operação começou há mais de dez meses e tinham como propósito descobrir um esquema que garantia o fornecimento de drogas dentro da cadeia pública da cidade goiana de Aragarças.

Durante a ação pelo menos cinco pessoas foram detidas, além de serem apreendidos mais de 22 kg de cocaína e mais 140 kg de maconha. As pessoas investigadas deverão responder pelos crimes de tráfico de drogas e também associação para o tráfico. Estas penas podem atingir mais de quinze anos de detenção cada uma. Todos os detidos foram encaminhados para a penitenciaria pública de Aragarças.

Ainda segundo a Polícia Federal, o termo “Pá Sibá Are”, nome usado para nomear a operação policial, é usado pelos índios xavantes que vivem no Rio das Garças, que fica próxima aos principais locais onde a investigação ocorreu. As drogas que faziam parte do tráfico eram trazidas do Paraguai e da Bolívia. Até esta sexta-feira pela manhã dezoito pessoas foram presas, 13 com prisão preventiva e cinco foram presos em flagrante pela Polícia Federal do Mato Grosso.