Publicado em: sexta-feira, 24/05/2013

Polêmico Kim Dotcom acusa redes sociais por quebra de patente

Polêmico Kim Dotcom acusa redes sociais por quebra de patenteÉ mais um episódio envolvendo o polêmico empresário Kim Schmitz, mais conhecido por Kim Dotcom. Dessa vez, o empresário norte-americano acusa sites de redes sociais como o Google, Twitter e Facebook de ‘roubo’ de patente, no caso, o sistema feito em duas etapas para verificação da conta de usuário.

O fato é que o empresário norte-americano tem o documento oficial de patente em seu nome do sistema em duas etapas. O documento mostra exatamente a construção e a ideia em detalhes e é datado de abril de 1997.

Para quem ainda não conhece, Kim Dotcom é o protagonista do gigantesco escândalo envolvendo o site de downloads, Megaupload, que foi tirado do ar pelo governo dos Estados Unidos depois de deixar uma dívida de assustadores US$ 500 milhões para as produtoras que detinham os direitos autorais de milhares de filmes, músicas e outros arquivos disponibilizados por Dotcom no Megaupload.

A prisão do empresário após a descoberta do prejuízo por perdas autorais revelou um empresário bizarro e amante do dinheiro. Em sua mansão (onde o aluguel custava US$ 24 mil por mês) a Polícia Federal norte-americana ainda prendeu diversos modelos pra lá de luxuosos de carros.

Nesta quinta-feira, porém, o glamoroso empresário declarou em seu Twitter que é o dono da patente do sistema com dois passos para verificação na internet. Segundo Dotcom, ele nunca teve a intenção de processador nenhuma das redes sociais que utilizam sua ideia, mas depois de conhecer a atitude do governo dos Estados Unidos, poderá fazer uma denúncia às empresas das Redes Sociais e vai exigir o pagamento da patente.

O empresário esbanjador atualmente administra o site Mega, pequena mudança no nome de seu site antigo, mas dessa vez ele cuidou da parte legal do funcionamento do sítio. Ao ser acusado de ‘facilitar a pirataria’ na internet, Dotcom agora criptografa o conteúdo de seu novo site e se mantem longe de encrenca com o governo.

Kim Dotcom tem se comportado mesmo. Na última semana o empresário retirou de seu site o arquivo disponível que ensinava como ‘imprimir’ um revólver ‘funcional’ na impressora 3D. A decisão de Kim foi recebida com surpresa pelos internautas e só demonstra que o empresário quer mesmo ficar longe de problemas com a lei.