quinta-feira, abril 18, 2024
HomePolíticaPMDB indicará um terço dos 15 membros da CPMI de Cachoeira

PMDB indicará um terço dos 15 membros da CPMI de Cachoeira

PMDB indicará um terço dos 15 membros da CPMI de CachoeiraJá está pronto o levantamento de como ficará a composição da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará a relação entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira e funcionários públicos. Os dados foram repassados ao presidente da Casa e do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP) pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado nesta quinta-feira. As indicações dos membros que vão compor as comissões do Senado serão divididas conforme os blocos de partidos de acordo com as informações repassadas pela Secretaria-Geral da Mesa.

Do bloco governista – PT, PCdoB, PSB, PDT e PRB – serão cinco indicados para ocuparem os postos de membros titulares. Ao bloco da maioria – PMDB – serão mais cinco indicados. Ao bloco da minoria – PSDB e DEM – são mais três vagas. O novo bloco, chamado de União e Força e que inclui os PR, PSC e PTB terá duas vagas na comissão. No total serão 15 vagas para o congresso sendo que pelo menos cinco são do PMDB por ocupar a maioria das cadeiras. Também será destinada uma vaga para os partidos que não fazem parte de nenhum bloco. É o caso, por exemplo, do PSOL, PP, PV e PSD.

PMDB diz que não abrirá mão das vagas destinadas ao partido

Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do PMDB no Senado, já disse que o partido usará todas as suas vagas e não oferecerá aos outros partidos. O PMDB possui 21 senadores e terá que distribuí-los em cinco vagas. Calheiros disse que o partido não terá dificuldades, pois a bancada é grande. O PSDB argumenta, no entanto, que por ter menos espaço, a minoria deve, pelo menos, ficar com a presidência ou a relatoria da CPMI. Calheiros, porém, já deixou claro que não abrirá mão daquilo que pertence ao seu partido. Segundo ele, é preciso seguir o regimento.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments