Publicado em: terça-feira, 06/03/2012

PM do Rio ganhará novo uniforme semelhante aos dos policiais de NY

Até o fim de 2012, a Polícia Militar do Rio de Janeiro deverá trocar o uniforme tradicional por uma farda “azul noite”, parecida com o modelo utilizado pelos policiais de Nova York. Por enquanto, a PM ainda não conseguiu um exemplar do modelo disponível para foto. O batalhão de choque da PM, considerada a unidade de elite da corporação, também trocará o tradicional uniforme camuflado cinza para adotar uma farda azul, mas em tom diferente dos demais membros.

A mudança nas fardas é uma estratégia que já vem sendo estudada nos últimos anos pela PM e por uma consultoria contratada pelo Senai/Cetiqt. A previsão é que o novo uniforme seja implantado até dezembro deste ano. O Bope também usará, a partir deste ano, uma farda verde camuflada, além da roupa preta, que será reservada para determinadas situações.

O objetivo de ter um novo uniforme é implantar uma imagem de uma polícia moderna e internacional, ao mesmo tempo em que irá gerar maior conforto, eficiência e proteção aos PMs durante o trabalho. Pensando na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o governo pretende dar uma nova aparência para a principal força de segurança da cidade, que conta atualmente com 43 mil homens.

A cor que será adotada pela polícia do Rio de Janeiro é utilizada em Miami, Nova York e pela polícia Nacional da França. A “azul noite” é considerada uma cor padrão internacional.