Publicado em: quarta-feira, 21/09/2011

Plenário escolhe novo ministro do TCU

Com a vaga resultante da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar, o Plenário decide, nessa manhã de quarta-feira, dia 21 de setembro, quem irá ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) em votação secreta. A sessão está prevista para às 9 horas, mas só pode começar quando tiver 257 deputados em quórum.

Na votação, cada concorrente a vaga tem direito há dez minutos para defender sua candidatura. A ordem para cada fala será definida através de sorteio. E o resultado será dado por maioria. A votação será realizada individualmente e em um único nome. O nome que ganhar segue para uma votação no Senado.

Os candidatos são: deputado Vilson Covatti (RS), deputado Milton Monti (PR-SP), deputado Damião Feliciano (PB), deputado Átila Lins (AM), deputado Aldo Rebelo (SP), deputada Ana Arraes (PE) e o auditor fiscal Roseado Severo. Os candidatos foram aceitos pela Comissão de Finanças e Tributação.

Seis das nove vagas do Tribunal de Contas são preenchidas pelo Congresso Nacional. As outras três são escolhidas pelo Presidente da República, entre integrantes do Ministério Público junto ao tribunal e auditores. Todos a partir de uma lista elaborada pelo Tribunal de Contas.