Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

Playstation Vita é lançado e pode ser o último da linha de consoles móveis

Lançado pela Sony nesta quarta-feira (22), o PlayStation Vita pode ser o último console móvel de sua linhagem. Ele é o mais recente dos aparelhos do gênero, em que já se destacaram o Game Boy, da Nintendo, e o Lynx, da Atari. Devido ao grande número de novidades e a mudança constante de hábitos e costumes de consumo dos jogadores do mundo, este pode ser o último modelo móvel criado pela marca japonesa.

O PlayStation Vita tem a difícil tarefa de chamar a atenção dos consumidores que já estão adaptados a jogarem através de tablets e smartphones. O preço do lançamento da Sony é quase o mesmo dos modelos básicos do PlayStation 3, também da Sony, e do Xbox 360, da Microsoft, custando US$ 250. Para emplacar o PlayStation Vita, a Sony está apostando em uma campanha de marketing de US$ 50 milhões que inclui até mesmo uma promoção com as lanchonetes Taco Bell. A cada 15 minutos, a lanchonete faz o sorteio de um aparelho.

Público-alvo são os jogadores do PS3

O presidente-executivo do PlayStation, Jack Treton, acredita que existe mercado para a venda do novo produto e afirma que o público-alvo do PlayStation Vita são os jogadores que já possuem um PS3. “Existem 60 milhões deles por aí”, comenta o presidente-executivo. Treton acredita que os consumidores serão atraídos pelo recurso que permite jogar com outros usuários do aparelho.

Até o momento, já foram vendidos 500 mil unidades do PlayStation Vita no Japão, local onde o aparelho foi lançado. Caso o console móvel não chame a atenção dos jogadores, esta não será a primeira vez que um aparelho deixa a desejar em suas vendas. Em março de 2011, a Nintendo lançou o 3DS e, quatro meses depois, reduziu o valor do aparelho de US$ 249,99 para US$ 80, devido às baixas vendas do produto.