Publicado em: segunda-feira, 08/08/2011

Planos de saúde vão cobrir cirurgias e exames modernos

Com a nova resolução dos planos de saúde, os 46 milhões de clientes deixam de fazer tratamento particular e passam a ter direitos a tratamentos modernos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu novos 66procedimentos clínicos, cirúrgicos e laboratoriais ao roll de procedimentos e ainda três alterações quem devem favorecer os consumidores a partir do mês de janeiro de 2012.

Alguns exames com tecnologia 3D, cirurgias com microcâmeras de vídeo e analise de DNA para a identificação de algumas doenças então entre os novos itens com cobertura garantida. Alguns desses procedimentos chegam a custar mais de $R 100 mil

A ampliação da cobertura dos planos de saúde vale para todos os clientes que fizeram a assinatura após 1999, quando começou a valer a lei que regula o setor, a Lei n. 9.656. Para os clientes mais antigos, continua sendo valida a cobertura contratada.

As operadoras que recusarem a cobertura ampliada terão de pagar uma multa, que começa em R$ 30 mil e chega a até R$ 80 mil por negativa. “Os procedimentos incluídos foram discutidos com as operadoras, os médicos e os usuários e estão dentro de parâmetros que levaram em conta a incidência, a eficiência e a capacidade do setor de oferecer os serviços para todos os usuários”, disse Karla Coelho, gerente de atenção à saúde da ANS.