Publicado em: quarta-feira, 25/04/2012

Plano Nacional do Livro e da Leitura recebe investimento de R$ 373 milhões

Não faz nem um mês que foi publicado um dado revelando que cerca de ¾ da população brasileira nunca visitou uma biblioteca em toda a vida. Depois disso, foi anunciado no começo da semana pelo Ministério da Cultura que o valor de R$ 373 milhões será investido no Plano Nacional do Livro e da Leitura.

Este recurso está programado para ser distribuído entre festivais, feiras e bibliotecas. O planejamento dessas ações está sendo coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional. Deste valor total, o correspondente a mais da metade irá sair do orçamento do Ministério da Cultura.

O Ibope foi quem coordenou a pesquisa, revelando o perfil do comportamento de leitura da população brasileira. De acordo com o levantamento, a média de leitura é de quatro livros anualmente, isto porque a pesquisa leva em consideração a leitura parcial das obras. Também revelou que 75% dos brasileiros nunca chegou a frequentar um biblioteca.

Retratos da Leitura

Esta é a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, produzida pelo Ibope Inteligência entrevistando mais de cinco mil pessoas em aproximadamente 315 municípios, entre junho e julho do ano passado.

De acordo com Ana de Hollanda, a ministra da cultura, a leitura funciona como resultado de uma operação desenvolvida ao longo de muitos anos, por isso precisa ser incentivada para além dos muros da escola.

Ainda para este ano, o projeto é investir em na modernização e construção de novas bibliotecas. Um valor correspondente a 70% do investimento será aplicado em diferentes modelos de biblioteca, como, por exemplo, os telecentros.