Publicado em: segunda-feira, 31/10/2011

Planeta atinge hoje marca de 7 bilhões de habitantes

O dia de hoje, 31 de outubro de 2011, será celebrado no mundo todo. É o dia em que a população mundial atingiu sete bilhões de pessoas. O marco histórico foi simbolizado pelo nascimento de bebês em diferentes locais do mundo.

A data já foi comemorada nas Filipinas, tendo como símbolo o nascimento da menina Danica Maio Camacho. A pequena nasceu dois minutos antes da meia noite, no dia 30 de outubro. A expectativa média de vida no mundo todo, atualmente, é de 68 anos. Na década de 50 era de apenas 48 anos.

Os especialistas não podem precisar com certeza onde nasceu ou irá nascer o cidadão número 7 bilhões. A ONU estima que até metade deste século, o número deve triplicar. Para a Organização das Nações Unidas, é fundamental que os governos invistam mais em planejamentos quanto a alimentação, agua, energia e produção de lixo e poluição.

Na Zâmbia, no Sul da África, por exemplo, a população já atingiu a marca de 13 milhões de pessoas. Lá o desafio do governo é altíssimo número de nascimentos. A estimativa do governo é que o número irá triplicar até 2050, chegando a 100 milhões até o final do século.