Publicado em: quarta-feira, 15/01/2014

Pivô de confusão no Brasileirão 2013, Heverton se transfere para o Paysandu

Pivô de confusão no Brasileirão 2013, Heverton se transfere para o PaysanduNa última segunda-feira (13), o Paysandu anunciou a contratação do meia Heverton, pivô da confusão no Campeonato Brasileiro de 2013, que acabou com o rebaixamento da Portuguesa, em julgamento do Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD), o que também salvou o Fluminense da queda à Série B. Porém, em decisão da Justiça Comum, a Lusa recuperou os pontos e está de volta à elite do futebol nacional.

Aos 28 anos de idade, Heverton Durães Coutinho Alves foi revelado pelo Guarani e teve passagens pela rival do Bugre, a Ponte Preta, Corinthians, Vitória, Ankaragucu, da Turquia, Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, antes de retornar à Portuguesa. A chegada do atleta está prevista para esta quarta-feira (15), quando fará exames físicos e médicos, antes de defender o Paysandu no Campeonato Paraense, já em andamento.

Pivô da polêmica envolvendo o STJD e a Portuguesa, Heverton não poderia ter entrado em campo em jogo válido pela última rodada do Brasileirão, durante empate sem gols com o Grêmio, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pois teria de cumprir o segundo jogo de suspensão. O meio-campista entrou em campo aos 32 minutos da etapa complementar.

A Portuguesa foi enquadrada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a punição do clube que incluir na súmula o atleta em situação irregular para a partida. No STJD, a Lusa perdeu três pontos pela irregularidade, mais um ponto, conquistado no jogo.

Torcedor da Lusa obteve liminar na Justiça Comum que devolveu pontos ao time

Na última sexta-feira (10), o torcedor da Portuguesa, Daniel Neves, obteve uma liminar na 42ª Vara Cível de São Paulo que manda a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a devolver os pontos perdidos pelo time no julgamento do STJD. Com isso, a Lusa volta a figurar na elite do futebol nacional.