Publicado em: segunda-feira, 28/10/2013

Pioneiro banco de leite no Brasil chega aos 70 anos

Pioneiro banco de leite no Brasil chega aos 70 anosFundado com a finalidade de diminuir a mortalidade infantil e extirpar a fome do recém-nascido, o pioneiro Banco de Leite Humano (BLH) do Brasil, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-Fiocruz), chega em outubro aos 70 anos.

Conforme a coordenadora Danielle Aparecida da Silva, um dos objetivos do banco de leite que foi a diminuição de mortes infantis, antes do período estipulado foi alcançado com êxito. Danielle também lembrou a importância deste trabalho, uma vez que, segundo ela, em 2000 no país eram 29,7 mortes de recém-nascidos a cada 1000 habitantes, em 2010 caiu para 15,6 mortes para a mesma proporção, ou seja, atingindo bem antes do previsto a determinação das Organizações das Nações Unidas (ONU) até 2015.

Há algum tempo atrás acreditava que quando um bebê logo após ser alimentado pelo leite da mãe chorasse era porque o alimento era fraco. Existia este preconceito e muitas mães acreditavam nisto, e acabam partindo para outras opções menos saudáveis e indicadas para eles. A coordenadora ressalta que a criação da BLH ajudou a acabar com este paradigma.

O leite materno é o único alimento recomendado pelos especialistas ao bebê até 06 meses, após este período pode ser complementado com frutas, entre outros. No leite está inserido uma série de fatores que previnem diversas doenças e também impedem a morte prematura da criança.

Atualmente no país, conta com uma rede de bancos de leites maternos, são 212 unidades e mais de 120 locais para coletar o leite. O sucesso da instituição inspirou para a concepção do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, que tem a colaboração de 23 países da América Latina, da Europa e da África.

Em 2012, cerca de 175 mil bebês, que estavam nas UTIs, passaram a ser tratados através do leite doado e quase 1,4 milhão de mães com determinados problemas associado ao aleitamento foram assistidas e tiveram a situação resolvida.