Publicado em: sexta-feira, 23/03/2012

Pintor Juan Gris recebe homenagem

Juan GrisNesta sexta-feira, dia 23, o Google resolveu prestar uma homenagem para o pintor espanhol Juan Gris, que completaria hoje 125 anos.

Para comemorar, o logo da página inicial do motor de buscas mais famoso do mundo apresenta as letras com imagens baseadas em elementos cubistas, gênero que Gris foi pioneiro.

O pintor nasceu no dia 23 de março de 1887, em Madrid. Juan Gris foi contemporâneo dos pintores Matisse ou Modigliani, com quem se relacionou em Paris, cidade que viveu desde 1906. Já em 1910, o espanhol começou a fazer parte do estilo cubista, retratando inúmeras naturezas mortas.

Juan Gris faleceu em 1927, com apenas 40 anos, vítima de problemas graves nos rins. Pablo Picasso foi seu principal mentor. Seu sobrenome Gris é pseudônimo para o real Juan José Victoriano González.

Os doodles

O Google, principal motor de buscas atualmente, tem o hábito de comemorar datas importantes para a humanidade, como o aniversário de personalidades mundiais e descobertas de invenções importantes.

A homenagem acontece com a customização das letras que formam o logo da marca na página inicial do site. O primeiro doodle foi desenvolvido em 1998, quando foi criado um logotipo especial para informar aos usuários que o site estava participando de um festival de contracultura nos Estados Unidos, o Burning Man.

O sucesso foi tanto que desde então a empresa conta com uma equipe especial para o desenvolvimento desses logotipos comemorativos. Já foram desenvolvidos mais de 300 doodles nos Estados Unidos. Para o mundo já são mais de 700 homenagens.