Publicado em: quarta-feira, 07/12/2011

Pimentão consumido por brasileiros lidera alista de alimentos com agrotóxico

Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxico de Alimentos (Para), onde o pimentão consumido pelos brasileiros lidera a lista de alimentos com o maior número de produtos contaminados. Mais de 90% dos pimentões feitos de amostra pela agência em 2010 estavam com problemas.

Logo depois do pimentão, aparece o morango, com 63% das amostras, e o pepino, com 58%. De acordo com a Anvisa, foram encontradas duas irregulares nos alimentos analisados. A primeira delas são os teores de resquícios de agrotóxicos, que foram superiores ao permitido. A segunda irregularidade foi a utilização de agrotóxicos não permitidos para esses alimentos.

De todos os alimentos analisados pela pesquisa, 28% estavam com problemas. Sendo que 3% das amostras possuíam agrotóxico não permitido, 1,7% continham resíduos superiores do autorizado e em 1,9% os dois problemas foram encontrados pelos pesquisadores em um mesmo alimento. A cenoura e a alface também mostraram altos índices de contaminação das substâncias.

Apenas a batata apresentou resultados positivos em suas amostras. Com este produto, 100% das amostras que foram analisadas pela Anvisa obtiveram resultados satisfatórios e foram aprovadas. Segundo o diretor da agência, Agenor Álvares, o consumo diário dos alimentos contaminados pode causar doenças crônicas, como desregulação endócrina e até mesmo câncer.