Publicado em: quarta-feira, 17/08/2011

Pierre de Fermat é homeageado hoje pelo Google

Quem acessar nesta quarta-feira (17) a página do Google irá perceber que o logotipo da marca não é o convencional. O site mudou seu logotipo oficial e hoje homenageia Pierre de Fermat. O doodle desta vez é um quadro negro com as letras que formam a palavra Google ao fundo. O tema ainda destaca a equação do Último Teorema de Fermat.

Ao passar o cursor em cima do logotipo, o usuário vê uma frase que faz referência ao matemático: “Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas este doddle é muito pequeno para contê-la”. A frase foi alterada para lembrar também do Google, na frase original em vez de doddle, Fermat usa a palavra margem.

Pierre de Fermat nasceu no dia 17 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomagne na França e morreu aos 65 anos. Fermat era um cientista e matemático. Ele descobriu diversas coisas no âmbito da matemática, porém muitas das coisas que ele estudou se perderam por não terem sido publicadas. Nas cartas que escrevia aos seus amigos da área se percebia que Fermat era um homem envergonhado, cortês, amável e reservado, no entanto era um pouco distante da realidade.

Em 1629, aos 28 anos, Fermat inventou a Geometria Analítica, e introduziu a ideia dos eixos perpendiculares e descobriu também as equações gerais da reta. Além de diversas outras equações matemáticas que são utilizadas até hoje. Ele desenvolveu também um novo método para determinar tangentes. Para Fermat a matemática não era formalmente a principal atividade da sua vida, pois se dedicava aos estudos da matéria apenas em suas horas de lazer.