Publicado em: sábado, 21/01/2012

Petrobras fechou 2011 com produção de petróleo abaixo do esperado

No ano de 2011, a produção brasileira de petróleo da Petrobras encerrou com a média de 2,021 milhões de barris por dia, ficando 3,7% abaixo da meta esperada para o ano, que era de ,1 milhões. Os dados foram anunciados nesta sexta-feira (20).

De acordo com José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, a meta não foi atingida por conta das paradas não agendas que aconteceram nas plataformas de exploração entre os meses de julho e outubro. Outros problemas técnicos e também a demora para a entrega das novas plataformas influenciaram o desempenho.

Esta é a segunda vez que a produção da estatal no país fica abaixo da meta anual. Em comparação a 2010, a produção de barris de petróleo conseguiu crescer 0,9%. Já a produção de gás natural e petróleo pela Petrobras no Brasil e também nas plataformas internacionais, o total chegou a 2,62 bilhões por dia, representando um acréscimo de 1,4% em comparação ao ano passado.

Para este ano, a estatal deve inaugurar nas unidades de exploração, com a meta de chegar a capacidade de 414 barris por dia. neste ano, devem entrar em operação o projeto Baleia Azul, localizado na zona do pré-sal em Santos, Tiro Sidon e também em Tambaú, ambas na exploração do gás natural na Bacia de Santos.