Publicado em: quarta-feira, 30/05/2012

Peter Carl Fabergé é o homenageado de hoje pelo Google

Peter Carl Fabergé é o homenageado de hoje pelo GoogleO homenageado desta quarta-feira, 30 de maio de 2012, pelo Google é o joalheiro Peter Carl Fabergé. De origem russa, ele ficou conhecido por confeccionar os ovos Fabergé, ovos de páscoa decorados que eram distribuídos pelo czar para a família imperial russa.

Caso estivesse vivo, Fabergé estaria completando hoje o seu 166° aniversário. Ele morreu no dia 24 de setembro de 1920, com 74 anos.

Ovos Fabergé

Na página inicial do buscador o usuário poderá ver, ao invés da tradicional logo, a marca do Google sendo formada por figuras de ovos de páscoas tais quais Fabergé produzia para a família imperial russa.

Esses ovos foram considerados obras primas no quesito joia já que eram confeccionados com muito cuidado e capricho com materiais como ouro, prata, platina e cobre. Na fabricação desses ovos, Fabergé utilizava a técnica que ficou conhecida como plique-à-jour. Atualmente, os ovos que foram fabricados pelo joalheiro são considerados raridades e muito disputados por colecionadores.

Doodles do Google

Os doodles são uma forma encontrada pelo Google, um dos mais acessados buscadores de internet do mundo inteiro, de homenagear pessoas e datas históricas que tiveram importância mundial. Periodicamente, a logo do Google em sua página inicial dá lugar a um doodle, que pode ser interativo ou não, no qual uma pessoa importante ou um fato relevante é lembrado.

Um dos doodles que mais fizeram sucesso entre os internautas do mundo inteiro foi o que homenageou a criação das guitarras Les Paul. Nele, os usuários podiam tocar guitarra na página inicial do Google.