Publicado em: quarta-feira, 30/05/2012

Peter Carl Fabergé é homenageado pelo Google

Peter Carl Fabergé se tornou um dos mais famosos joalheiros do mundo e nesta quarta-feira, dia 30, o Google presta homenagem a seu talento com um doodle especial. Neste dia 30 marca-se 166 anos do nascimento de Fabergé na Rússia.

Os trabalhos mais conhecidos do joalheiro são os famosos ovos Fabergé e por isso a página de busca estampa na nesta quarta-feira uma imagem com os seis ovos de ouro, cravejados de brilhantes e pedras preciosas que remetem ao reconhecido trabalho do criador de peças tão valiosas e exuberantes.

Natural da cidade de São Petersburgo, Fabargé nasceu no dia 30 de maio de 1846. Ele é filho do joalheiro alemão Gustav Fabergé, de quem herdou o talento e o aprendizado do ofício, e da dinamarquesa Charlotte Jungstedt.

Seu pai era joalheiro especializado na montagem de peças especialmente para decoração. Foi com ele que Peter aprendeu o trabalho. No ano de 1870 ele assumiu o negócio da família e ganhou destaque na época por produzir peças muito requintadas.

Entretanto foram os ovos de Páscoa que o deixaram famoso em todo o mundo. Farbergé ganhou medalha de ouro na Exposição Pan-russa em Moscou, durante o ano de 1882. Depois disso, em 1885 ele foi eleito para ser o joalheiro oficial da dinastia Romanov. Ele faleceu aos 74 anos de idade, no dia 24 de setembro de 1920.