Publicado em: sexta-feira, 27/04/2012

Pessoas protestam contra Breivik na Noruega

Nesta quinta-feira (26), aproximadamente 40 mil pessoas estão fazendo um protesto em Oslo, na Noruega, contra o extremista Anders Behring Brevik. Os manifestantes estão nos arredores do tribunal onde está sendo realizado o julgamento do ultradireita de 33 anos, que responde pelos ataques do ano passado em que matou 77 pessoas no país.

Os organizadores afirmaram que a manifestação é uma maneira de mostrar que, mesmo com o massacre cometido por Breivik, a população da Noruega não mudou seu caráter. Segundo a publicação, muitas pessoas estavam segurando rosas, enquanto cantavam e choravam na chuva.

Julgamento

Durante os dias de seu julgamento, Anders Behring Breivik contou como realizou os ataques, tanto com o carro bomba em Oslo como o massacre com arma de fogo em um acampamento do Partido Trabalhista. O extremista afirmou que agiu em legítima defesa, a fim de garantir a proteção da sociedade do país contra a mistura de culturas.

Na manifestação, os noruegueses cantaram “Filhos do Arco-Íris”, uma música que fala sobre uma sociedade multicultural. O atirador debochou desta canção em um dia do julgamento, afirmando que era uma “propaganda marxista”. A multidão também fez uma passeata pelos quarteirões de Oslo e em outras cidades do país também foram realizados protestos musicais.