Publicado em: sexta-feira, 13/04/2012

Pesquisas apontam derrota de Sarkozy nas eleições

Pesquisas apontam derrota de Sarkozy nas eleiçõesNesta sexta-feira (13), pesquisas de opinião indicaram que o atual presidente da França, Nicolas Sarcozy, será derrotado nas eleições presidenciais do país. Sarcozy defendeu sua política econômica, mas as esperanças de reeleição foram abaladas faltando pouco mais de uma semana para o primeiro turno. François Hollande, o candidato socialista, é o favorito para assumir o cargo.

Uma pesquisa feita pela CSA apontou Hollande com um aumento de vantagem com relação a Sarkozy. O atual presidente teve melhoras nas pesquisas feitas no mês passado, porém isso não aparece agora, sendo que as eleições acontecem nos dias 22 de abril e 6 de maio. A pesquisa indica que o candidato socialista vence Sarkozy no dia 6 com 57% dos votos.

Crescem as chances de Hollande

As últimas duas pesquisas mostram que as chances de Hollande aumentaram para que ele se torne o primeiro presidente francês de esquerda desde François Mitterrand. Ao canal de notícias TELE, Sarkozy afirmou que conseguiu ajudar o país a lidar com a crise na economia nos quatro anos de maneira muito mais eficaz do que a Espanha e a Grécia.

Na quinta-feira (12), duas pesquisas também mostraram vantagem para o candidato socialista. Os institutos BVA e LH2 divulgaram pesquisas promissoras para Hollande. A do BVA aponta que Hollance vence as eleições com 54% dos votos. Já a pesquisa feita pelo LH2 mostra que o candidato socialista vence Sarkozy com 55% dos votos.