sexta-feira, abril 26, 2024
HomeTecnologiaPesquisadores desenvolvem raio laser que pode induzir formação de chuva

Pesquisadores desenvolvem raio laser que pode induzir formação de chuva

Pesquisa realizada em conjunto por cinco instituições europeias mostra que é possível fazer com que chova ao usar um aparelho de raio laser. O resultado do estudo foi publicado na revista Nature Communications e os experimentos foram realizados entre 2009 e 2010. Nesse período, os cientistas conseguiram comprovar a possibilidade de criar gotículas d’água sem que elas evaporassem. Com isso, o laser também pode ser usado para induzir a formação de chuvas.

A publicação também sugere que esse novo método pode substituir a ténica utilizada atualmente, que tem sido a mesma nos últimos 70 anos. Para conseguir o mesmo efeito da indução de chuvas, hoje a opção empregada e a de bombardear a atmosfera com gelo seco ou pela emissão de sais. Porém, justamente pela eficiência que esses métodos garantem no objetivo almejado, agora discute-se a viabilidade de substituição por outra técnica. Por isso, os pesquisadores afirmam que tais alternativas “ainda são objeto de debate”.

De acordo com as informações dos autores, o laser funciona contanto que a umidade relativa do ar esteja superior a 70%. Quando as condições estão adequadas, o laser induz a condensação e o crescimento das gotas de água. Durante o experimento, os pesquisadores perceberam que o laser desenvolveu partículas de ácido nítrico, componente que atuou como agregador da água.

O local escolhido para realizar o experimento foi em Genebra, perto do rio Reno, com a justificativa que o local tem fluxo de ar mais quente. Em ambiente fechado, as gotículas formadas ainda não caracterizam uma chuva, mas a intensidade dos raios poderia ser ajustada.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias