quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilPesquisa revela que metade dos jovens brasileiros vivem em situação de pobreza

Pesquisa revela que metade dos jovens brasileiros vivem em situação de pobreza

Um estudo divulgado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que quase metade das crianças e jovens de até 17 anos estavam em situação de pobreza ou extrema pobreza em 2008.

O estudo, chamado de Síntese de Indicadores Sociais, revelou que 44,7% das crianças e adolescentes brasileiros, cerca de 11 milhões de pessoas, estavam nessa condição.

Para o IBGE, são considerados pobres aqueles que têm um rendimento familiar de até meio salário mínimo mensais. Já a população de extrema pobreza é aquela que tem renda de até um quarto de salário mínimo.

A pesquisa também mostrou que 18,5% dos jovens até 17 anos viviam em casas com renda de até um quarto de salário mínimo e 26,2 % tinham uma renda de meio salário mínimo por pessoa na casa. Apesar desse número de jovens em extrema pobreza ser alto, o IBGE detectou uma redução na pobreza na população desta faixa etária. Em 1998, 27,3% dessas pessoas viviam na extrema pobreza, e no ano passado este percentual caiu para 18,5.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias