Publicado em: terça-feira, 13/10/2009

Pesquisa revela que metade dos jovens brasileiros vivem em situação de pobreza

Um estudo divulgado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que quase metade das crianças e jovens de até 17 anos estavam em situação de pobreza ou extrema pobreza em 2008.

O estudo, chamado de Síntese de Indicadores Sociais, revelou que 44,7% das crianças e adolescentes brasileiros, cerca de 11 milhões de pessoas, estavam nessa condição.

Para o IBGE, são considerados pobres aqueles que têm um rendimento familiar de até meio salário mínimo mensais. Já a população de extrema pobreza é aquela que tem renda de até um quarto de salário mínimo.

A pesquisa também mostrou que 18,5% dos jovens até 17 anos viviam em casas com renda de até um quarto de salário mínimo e 26,2 % tinham uma renda de meio salário mínimo por pessoa na casa. Apesar desse número de jovens em extrema pobreza ser alto, o IBGE detectou uma redução na pobreza na população desta faixa etária. Em 1998, 27,3% dessas pessoas viviam na extrema pobreza, e no ano passado este percentual caiu para 18,5.