Publicado em: segunda-feira, 05/09/2011

Pesquisa revela que Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil

De acordo com uma reportagem feita pela revista Istoé Dinheiro, a rede social Facebook ultrapassou o número de usuários do Orkut no Brasil. A pesquisa informou que o número de pessoas cadastradas na rede social que foi criada por Mark Zuckerberg passou de 4,2 milhões em junho de 2009 para mais de 29 milhões em agosto deste ano. Desta maneira passou em números o Orkut, que tem 28 milhões usuários.

No mês de agosto, o Facebook divulgou que passava dos 25 milhões de pessoas que são cadastradas na rede social em todo o país. Mas, outras informações contradizem a pesquisa que foi feita pela revista, que mostra que o Orkut ainda ganha do Facebook no que diz respeito a visitantes únicos, chegando aos 36,4 milhões em todo o Brasil. O Facebook fica em segundo lugar com 25,7 milhões de usuários únicos em um mesmo período.

O Facebook segue uma tendência de crescimento no país, maior inclusive do que a do Orkut, que está praticamente estabilizado, apesar de ainda apresentar um aumento no número de usuários. O que se espera, segundo os pesquisadores, é que em algum momento de 2012 o Facebook supere totalmente o número de pessoas cadastradas no Orkut, que liderou a preferência no que diz respeito às redes sociais por sete anos no Brasil.

Há muito tempo o Facebook é o líder quando o assunto é redes sociais em todo o mundo. No entanto, no Brasil e na Índia o Orkut ainda se mantém forte, mas a tendência é que essa situação mude rapidamente.