quinta-feira, abril 18, 2024
HomePolíticaPesquisa revela que Dilma venceria o primeiro turno com 38% dos votos

Pesquisa revela que Dilma venceria o primeiro turno com 38% dos votos

Pesquisa revela que Dilma venceria o primeiro turno com 38% dos votosUma pesquisa feita pelo Datafolha, que foi divulgada no sábado (5), revela que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 38% dos votos e venceria no primeiro turno, fazendo uma simulação, se a eleição fosse hoje, e ela tivesse como concorrentes o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e mais oito candidatos d outros partidos menos conhecidos.

O levantamento mostra que, Aécio teria 16% das intenções de voto, e Campos, 10%. Com tudo, os oito candidatos de partidos menores teriam 6%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 20%. Os outros 9% responderam que não saberiam em quem votar. Também foram entrevistados 2.637 pessoas em 162 municípios nas últimas quarta, e obtiveram uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Na pesquisa anterior, realizada em fevereiro, um dos sete cenários simulados reunia as mesmas pessoas, mas isso não era o principal. De acordo com o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou que, a partir de agora, o instituto vai passar a priorizar o cenário que inclui os candidatos dos partidos menores, completa ainda que esse é o cenário que mais se aproxima do real.

Por isso, a decisão editorial foi de dar um destaque maior a esse cenário com os partidos menores, e é o que vai ocorrer daqui para a frente, completa.

Segundo turno

Em meio aos cinco cenários da pesquisa que foi divulgada neste sábado, o único parlamentar que conseguiria levar a eleição para o segundo turno é o da ex-senadora Marina da Silva, se caso ela estivesse sendo candidata do PSB. Nesse levantamento, não incluem os candidatos de partidos menores. A candidata Marina Silva aparece com 27% das intenções de voto, Dilma com 39% e Aécio com 16%. Os brancos e nulos são 13% e não sabem/não responderam, 6%.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments