sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEntretenimentoPesquisa revela que apenas 7% dos brasileiros inserem cultura em seus momentos...

Pesquisa revela que apenas 7% dos brasileiros inserem cultura em seus momentos de lazer

Pesquisa revela que apenas 7% dos brasileiros inserem cultura em seus momentos de lazerNessa quarta-feira, o Sesc (Serviço Social do Comércio), revelou os resultados de uma pesquisa feita na qual analisa os hábitos culturais dos brasileiros. Segundo o estudo “Públicos Culturais”, uma pequena parcela dos brasileiros, em média 7% dos entrevistados fazem algum tipo de atividade cultural no tempo livre, principalmente nos finais de semana. Já durante a semana, o número diminui, chegando a 5%.

Quando os colaboradores foram questionados em relação ao tipo de estilo musical em que mais se interessam, a maioria indicou que a “queridinha” entre eles é a música sertaneja, em seguida vem o MPB com 23%. Com as danças, o forró predominou com 22%, o samba e a dança de salão vem logo em seguida com 11%. Na TV, 54% dos entrevistados tem preferência por novelas e 52% a filmes.

Em relação aos programas jornalísticos, os índices marcam 26% e com programas esportivos 18%. O estudo também mostra que 77% dos brasileiros se mantem informados das notícias locais e do mundo por meio da TV aberta. Em contraponto, 36% revelam que a internet é o meio preferido, e só 16% tem preferência pelos jornais impressos. O gosto pelos filmes também são divididos, os selecionados pela maioria estão os americanos com 45%. Com o teatro, 28% não definiram uma peça preferida ou nunca assistiram uma, e 26% não gostam ou nunca chegaram a ver uma exposição.

Leitura

A pesquisa chama atenção principalmente quando se trata de leitura, 34% dos entrevistados afirmaram que não gostam e não tem o hábito de ler, 58% não lê um livro há seis meses. Dos que gostam de ler, 19% tem o gosto voltado para romances ou ficção, 18% deles a Bíblia e 10% por temas religiosos ou espirituais, 9% elegem os romances históricos. Todas as entrevistas foram feitos no ano passado, e teve a participação de 2.400 pessoas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias