quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdePesquisa norte-americana mostra uso de música como terapia para tratamento contra câncer

Pesquisa norte-americana mostra uso de música como terapia para tratamento contra câncer

Estudo realizado por pesquisadores norte-americanos mostra que ouvir música pode ajudar no tratamento contra o câncer. O uso desse tipo de terapia também influencia no sentido de manter o paciente de bom humor, redução da sensação de dor, e aumento na qualidade de vida. Esses resultados configuram as perspectivas positivas das conclusões obtidas com a pesquisa. Os pesquisadores são do estado de Filadélfia e publicaram o artigo ‘Music Interventions for Improving Psychological and Physical Outcomes in Cancer Patients’ na biblioteca virtual Cochrane Database of Systematic Reviews.

Para chegar a estes resultados, foram analisados 1.891 pacientes em 30 experiências diferentes. Com relação às experiências usadas, 13 tiveram como método a música ao vivo, a qual foi realizada com terapeutas musicais devidamente treinados para essa técnica, e os outros 17 ouviram música por meio de gravações. Outra diferença entre as experiências foi o tempo de duração e a frequência das músicas tocadas.

Quando comparado aos resultados do tratamento convencional usado para casos de câncer, os pesquisadores constataram que os pacientes da terapia musical demonstraram menor índice de ansiedade clínica. Ao mesmo tempo, os dados resultantes não indicam que em algum dos casos exista queda no nível de depressão.

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Joke Bradt, “os resultados sugerem que as intervenções musicais podem ser úteis como um tratamento complementar para pessoas com câncer.” Além disso, Bradt defende que mais estudos nessa área devem ser feitos para verificar o impacto da música nos níveis de estresse, sendo que as informações atuais não são suficientes.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias