Publicado em: quarta-feira, 25/07/2012

Pesquisa mostra que Obama vence em estados decisivos

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo “NBC” e também pelo jornal “The Wall Street Journal”, o presidente dos Estados Unidos e candidato a reeleição, Barack Obama, vence o rival republicano, Mitt Romney, nos Estados considerados decisivos nas eleições presidenciais do país. O levantamento também afirma que a economia será muito importante para definir o novo presidente, que será escolhido em novembro.

Entre os eleitores consultados pela pesquisa, 43% acreditam que Romney possui as ideias melhores com relação a economia, contra 36% que acreditam que Obama possui as melhores propostas. Porém, o atual presidente norte-americano totaliza números positivos nos estados decisivos das eleições presidenciais, como Iowa, Ohio e New Hampshire.

Vantagem

A vantagem de Obama sobre Romney nestes Estados também é explicada pela economia. Nas regiões citadas, as taxas referentes ao desemprego diminuíram e estão abaixo 8,2%, média nacional. Já nos Estados que ainda estão indecisos, os níveis de desemprego são superiores a média nacional. Romney possui uma pequena vantagem na Carolina do Norte, porém fica abaixo em Michigan.

Fora o fator econômico, 49% dos entrevistados acreditam que o atual presidente se preocupa mais com a classe média, enquanto 33% acreditam no candidato republicano. A experiência de Obama também foi decisiva para a escolha, sendo que ele totalizou 48% das intenções de voto neste ponto. O levantamento foi feito com mil pessoas.