quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEntretenimentoPesquisa mostra que filmes que tem personagens femininos relevantes possuem maior retorno...

Pesquisa mostra que filmes que tem personagens femininos relevantes possuem maior retorno lucrativo

Pesquisa mostra que filmes que tem personagens femininos relevantes possuem maior retorno lucrativoUma pesquisa feita por um blog focado em estatísticas, chamado FiveThirtyEight coletou dados e o resultado vai contra a uma ideia que todos os executivos de Hollywood acreditam, de que os filmes em que as mulheres protagonizam, não tem um desempenho tão bom quanto as produções que tem o foco em homens, entretanto, um estudo realizado pelo FiveThirtyEight revela que os filmes em que tem as personagens femininas em destaque são os que mais tem retorno positivo do público.

A pesquisa também avaliou os dados de bilheterias de 1.615 filmes que tiveram suas estreias entre 1990 e 2013, além disso, também analisou se eles passam no teste Bechdel que é usado para determinar se um filme é sexista – o filme deve ter ao menos duas personagens femininas, e em algum momento elas devem conversa, mas o assunto não deve ser relacionado a um personagem masculino.

De acordo com os resultados obtidos, enquanto os filmes que são aprovados no teste geralmente possuem um orçamento mais baixo que o normal, e também geram maior lucro em relação ao custo.

Passaram no teste

Segundo Walt Hickey, autor da análise, a média de arrecadação para um filme que passa no teste Bechdel foi de US$ 2,68 para cada dólar investido. A média de renda dos filmes que não passaram no teste foi de US$ 2,45 para cada dólar gasto.

Ele ainda completa dizendo que, enquanto isso, pode acontecer um efeito no qual os filmes que possuem um baixo orçamento tendessem a dar retornos de investimentos maiores do que os mais altos, há ainda um forte indicativo de que os filmes com mulheres em papéis de destaque tem maior aceitação.

O blog responsável pelo estudo também informa que foi pequeno o número dos filmes que passaram no teste Bechdel, entre eles estão “Frozen” e “Jogos Vorazes: Em Chamas”.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias