terça-feira, abril 23, 2024
HomeBrasilPesquisa mostra que estúdios de tatuagem em São Paulo têm problemas no...

Pesquisa mostra que estúdios de tatuagem em São Paulo têm problemas no cuidado com a higiene

Pesquisa mostra que estúdios de tatuagem em São Paulo têm problemas no cuidado com a higieneSegundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas a maior parte dos estúdios especializados tatuagem no estado de São Paulo não possuí práticas de higiene realizadas de maneira correta.

Foram detectadas algumas falhas na limpeza e também na esterilização de equipamentos, alem da falta de vacinação dos profissionais, o que gera um risco de contágio por hepatite B e C, além de infecções causadas por vírus ou bactérias.

O estudo acompanhou a rotina de 71 estúdios de tatuagem localizados em todas as regiões de São Paulo. Foram observados aspectos relativos principalmente no que se referia aos hábitos de higienização de materiais e cuidados tomados durante a realização das tatuagens, incluindo troca das luvas depois do manuseio de materiais não higienizados.

A pesquisa também teve um questionário para avaliação do conhecimento dos profissionais tatuadores sobre o perigo de transmissão de doenças e para avaliar também se eles sabiam como as prevenir de maneira correta.

Segundo dados desse levantamento, um número de 7% dos profissionais fazem uso das técnicas de maneira correta para lavagem das mãos antes e depois de realizar os procedimentos e apenas um número de 35% destes profissionais são imunizados contra hepatite B, mesmo sabendo dos riscos de contágio.

Segundo o estudo um outro problema, foi no que diz respeito à esterilização dos materiais, 78% relataram o uso de autoclave para esterilização dos equipamentos, já um número de 64% esterilizam os materiais de maneira incorreta antes de colocá-los no equipamento.

Segundo os infectologistas o ideal seria que esses profissionais utilizassem materiais descartáveis que tem seu uso mais fácil, além de diminuir significativamente o risco de contágio de doenças.

A vigilância Sanitária diz que desconhece esse estudo que foi realizado e relatou que por esse motivo não irá manifestar sua opinião a respeito desse assunto, eles ressaltaram quesão cadastrados 145 estúdios de tatuagem na cidade de São Paulo, porém de acordo com a pesquisa esse número deve chegar a um total de 5.000 tatuadores existentes no estado.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias