Publicado em: quarta-feira, 01/02/2012

Pesquisa mostra que candidato socialista amplia vantagem sobre Nicolas Sarkozy

Favorito nas eleições presidenciais da França, François Hollande, candidato socialista, conseguiu ampliar ainda mais sua vantagem sobre o atual presidente, Nicolas Sarkozy, de acordo com pesquisa divulgada na ultima terça-feira (31). A vantagem de Hollande aumentou mesmo com as medidas adotadas por Sarkozy para elevar as condições de emprego e competitividade no país, em meio à crise europeia.

A liderança de Hollande para o primeiro turno, que acontece no dia 22 de abril, cresceu 4% com relação à pesquisa realizada há duas semanas. Agora, o candidato socialista à presidência tem 31% das intenções de voto, contra 24,5% de apoio a Sarkozy. De acordo com a pesquisa desta terça-feira, Hollande pode vencer no segundo turno, marcado para 6 de maio, com 58% dos votos, contra 42% do atual presidente.

A pesquisa foi realizada no dia seguinte após o atual presidente participar de um programa de entrevistas na televisão, no horário nobre deste domingo (29), falando sobre as reformas que ainda quer ver no Parlamento antes das eleições. Sarkozy afirmou que quer elevar o imposto sobre valor agregado para 21,2% ainda este ano, com uma estratégia para que as empresas francesas consigam fazer frente às empresas internacionais.

Hollande aumentou ainda mais sua campanha na semana passada, realizando seu primeiro comício, onde revelou informações sobre seu programa de governo, caso fosse eleito. Isto aumentou ainda mais a pressão sobre o atual presidente, que ainda espera o final do prazo (16 de março) para fazer o lançamento oficial de sua candidatura à presidência.