quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEconomiaPesquisa mostra otimismo sobre a economia

Pesquisa mostra otimismo sobre a economia

Pesquisa mostra otimismo sobre a economiaUma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que embora os empresários se mostrem pessimistas quanto a situação econômica do país, estão otimistas com relação ao desempenho de suas empresas,. Esses dados valem para o período de seis meses. O resultado foi apontado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) divulgado ontem pela CNI.

O Icei é composto por questionamentos feitos aos empresários brasileiros onde estes apresentam seus pontos de vista a respeito de algumas temáticas. São avaliações a respeito da situação da economia nacional e da própria indústria, levando em consideração as expectativas para os próximos seis meses de atividades. O Icei atingiu 58,6 pontos em relação à avaliação da empresa própria. Isso equivale a um aumento de 0,4 pontos ante fevereiro. É menor se comparado a março de 2011, quando o resultado foi de 60,2 pontos.

Em alguns lugares o otimismo foi maior. Em 12 de 28 setores, o índice indicou estimativa positiva. Foram ouvidas 2.304 empresas. Em relação às regiões do país, no Nordeste estão os empresários mais otimistas, com mais de 6 pontos de aumento em relação a fevereiro. Segundo Marcelo de Ávila, que trabalha na empresa que fez a pesquisa, esse é o terceiro mês que a avaliação foi positiva e cresceu em relação ao mês anterior. Desde janeiro de 2010 até dezembro de 2011 o índice só mostrou queda, sendo que seu maior recorde foi de 68,5 pontos.

Um dos motivos que influência o otimismo em 2012 é a redução da taxa Selic. No entanto, os empresários ainda não se sentem tranqüilos com relação ao câmbio que diminui a concorrência com a produção externa. Ávila acredita que o crescimento no lucro das empresas também teve impacto nas respostas, embora não tenha havido um aumento tão significativo da produção.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias