quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilPesquisa indica que só 7% dos brasileiros incluem cultura em seu lazer

Pesquisa indica que só 7% dos brasileiros incluem cultura em seu lazer

Pesquisa indica que só 7% dos brasileiros incluem cultura em seu lazerNesta última quarta feira, o Serviço Social do Comércio divulgou o resultado de uma pesquisa que visava avaliar os hábitos culturais dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa Públicos Culturais, somente sete por cento dos brasileiros que foram entrevistados tem o hábito de realizar alguma atividade cultural durante seu tempo livre nos finais de semana.

Quando a pesquisa questiona os dias de semana, o número cai para 5% apenas.

Quando os entrevistados foram questionado sobre a preferência de gênero musical, cerca de 40% indicaram a música sertaneja, enquanto a MPB ficou com 23%.

Sobre danças, o forró aparece como um dos estilos preferidos, com preferência de 22% do público entrevistado, seguido pelo samba e dança de salão, empatados com 11% da preferência do público.

Sobre a televisão, mais da metade dos entrevistados revelou preferir assistir a novelas, enquanto 52% são a favor de filmes.

Programas com formato jornalístico aparecem com apenas 26% de preferência, seguido pelos esportivos, com 18%.

Os dados finais da pesquisa ainda mostram que cerca de 77% dos brasileiros costumam se informar através dos programas de televisão aberta sobre o que está acontecendo nas cidades em que residem.

Enquanto isso, somente 36% costuma usam a internet para isso e o número ainda cai para 16% quando o assunto é jornais impressos.

Quando o tema é filmes, quase 40% preferem o gênero ação, seguido logo atrás pela comédia e o romance. Somente 22% dos entrevistados tem o hábito de assistir filmes nacionais com uma frequência regular.

Entre 45% do público entrevistados, os filmes americanos estão entre os favoritos. O número chega a 28% quando se trata de teatro, de pessoas que nunca viram um espetáculo e a 26% dos entrevistados nunca foram a uma exposição.

Outro dado alarmante é o da leitura, revelando que 34% dos entrevistados afirmou não gostar de qualquer tipo de leitura. O número sobre para 58% quando se trata de não ter feito alguma leitura nos últimos seis meses.

As entrevistas ocorreram entre os meses de agosto e setembro do ano passado, entrevistando 2.400 pessoas com mais de 16 anos, nos 25 estados do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias