Publicado em: sexta-feira, 08/08/2014

Pesquisa do Ibope mantém Dilma na liderança e com o mesmo resultado da pesquisa anterior

Pesquisa do Ibope mantém Dilma na liderança e com o mesmo resultado da pesquisa anteriorUma pesquisa do Ibope divulgada ontem, quinta-feira (7), revela a estabilidade nas intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff (PT) comparado ao levantamento que foi feito anteriormente, segundo o instituto. A petista dessa vez aparece com 38% das intenções de voto – o mesmo em que foi marcado em julho, Aécio Neves (PSDB) subiu um ponto, passando de 22% em julho para 23%; e Eduardo Campos (PSB) com 9% – na última pesquisa com 8%. Após todos os dados serem levantados, foram somados os resultados dos dez adversários de Dilma na eleição desse ano e todos chegaram ao percentual de 38%, o mesmo que a presidente.

Para que um candidato possa levar a vitória logo no primeiro turno, ele precisa ter mais votos que a soma de todos os outros candidatos. Em razão disso, o Ibope ressalta que não há possibilidade de prever um segundo turno, ou se a eleição será resolvida logo no primeiro turno. A pesquisa foi feita em dois dias da semana, no último domingo (3), e quarta-feira (6), com cerca de 2.056 eleitores e em 175 municípios.

A margem de erro atinge dois pontos percentuais, para mais ou para menos – significando que a intenção de voto em um candidato com 10%, pode variar entre 8% e 12%. Os números do Ibope, estão de acordo com a forma feita pela pesquisa (em que os nomes dos candidatos são ditos ao eleitor). Na lista, os candidatos que estão com 0%, receberam menos de 1% das intenções de voto.

Resultado:

Dilma Rousseff (PT): 38%
Aécio Neves (PSDB): 23%
Eduardo Campos (PSB): 9%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Zé Maria (PSTU): 0%
Eymael (PSDC): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
Branco/nulo: 13%
Não sabe/não respondeu: 11%.