Publicado em: quinta-feira, 01/11/2012

Pesquisa Google para iPhone pode realizar buscas em português

Pesquisa Google para iPhone pode realizar buscas em portuguêsNesta terça-feira (30) o Google disponibilizou uma atualização para o aplicativo Pesquisa Google que faz buscas no sistema iOS da Apple, que reconhece quando uma pessoa fala em português, o que não está disponibilizado pela assistente virtual que vem no sistema, a Siri.

Informações sobre endereços, mapa da situação de um estabelecimento , resultados de jogos e a previsão para o tempo pode ser consultados em português e de maneira rápida.

Os nomes brasileiros podem ser encontrados de maneira muita rápida e de forma precisa. Se o aplicativo e o sistemas estiverem configurados em português, fazer o reconhecimento de falar em outras línguas é algo que é inviável. Porém o idioma que o aplicativo reconhece pode ser alterado de uma maneira bastante simples e assim outros idiomas podem ser reconhecidos.

O aplicativo já reconhece o português desde a sua versão 2.0, porém era uma função bastante deficitária, que deixava muito a desejar. Para quem fala o idioma inglês, o Pesquisa Google está mais semelhante ao Google Now, disponibilizado em aparelhos com o Android 4.1, e com Siri, contendo respostas faladas para as questões mais simples, o que não está disponível na versão em português.

Em 2011 a Apple fez o lançamento da Siri e tornou-a poliglota no mês de junho deste ano, adicionando os idiomas espanhol, italiano e também o mandarim na sua formar de interpretar e criar um discurso. A Apple não informa se incluirá o português entre os idiomas do software.