Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Pesquisa do Datafolha mostra novo recorde na aprovação do governo Dilma

O governo da presidente Dilma Rousseff teve mais um recorde de aprovação. Uma pesquisa divulgada ontem pelo DataFolha e publicada na Folha de S. Paulo mostrou que a presidente alcançou o maior patamar se comparado com qualquer presidente no mesmo período de mandato. 64% dos brasileiros consideram o governo de Dilma como ótimo ou bom. Esse número era de 59% em janeiro, segundo uma antiga pesquisa.

Este é o melhor resultado apresentado por Dilma desde quando aderiu ao cargo, em janeiro de 2011. Além disso, esse é o maior resultado para qualquer pesquisa já feita pelo Data Folha com os outros presidentes no tempo de 1 ano e três meses de mandato. Se comparado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com esse mesmo período no seu primeiro mandato, o percentual era de 38%. No segundo mandato esse número chegou em, no máximo, 55%.

A pesquisa mostrou ainda queda nos números que consideram o governo regular ou péssimo. 29% disseram que o governo é regular e 5% que é ruim ou péssimo. Em janeiro esses números estavam em 33% e 6%, respectivamente. Embora Dilma tenha sido muito bem avaliada, a maioria dos entrevistados respondeu que Lula deveria se candidatar às eleições de 2014.

Lula foi escolhido por 57% dos candidatos para disputar o pleito de 2014. O ex-presidente passou por tratamento contra um câncer e foi informado neste mês que está curado do tumor. Depois de Lula, Dilma levou 32% das opiniões. Apenas 6% disseram que eles não deveriam concorrer.

Outra pesquisa divulgada pelo CNI/Ibope no início de abril já havia apresentado um recorde de aprovação do governo Dilma. A pesquisa Datafolha ouviu 2.588 pessoas em 161 municípios. A margem de erro ficou em 2% para mais ou para menos.