Publicado em: segunda-feira, 09/04/2012

Pesquisa diz que boa alimentação e exercícios previnem o câncer

Segundo especialistas, uma boa alimentação e exercícios físicos podem prevenir o câncer. Isso é importante, pois uma pesquisa mostrou uma estimativa que só em 2012 serão 520 mil novos casos de câncer no Brasil. Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) preveem 257 mil novos casos em homens e mais 260 mil em mulheres.

O maior problema segundo Fábio Gomes, nutricionista do Inca, são os alimentos embutidos, como presunto, peito de peru, lingüiça e salsicha. Gomes disse que esses produtos contêm conservantes que, depois de entrarem em contato com o suco gástrico transformam-se em substâncias cancerígenas.

Gomes alertou também para o problema dos alimentos com muito sal, como é o caso do bacalhau. Segundo ele, esses produtos também são prejudiciais ao organismo. O sal em excesso pode agredir o estômago e alterar as células.

O nutricionista disse ainda que, além evitar estes alimentos que prejudicam o organismo, é preciso prestar atenção na preparação das carnes. Gomes recomenda sempre que a carne – peixe, frango ou vermelha – seja preparada no forno ou na panela. Ele alertou que, quando passam por uma temperatura muito alta, pode aparecer um composto que causa câncer devido à mutação nas células.

Nutricionista aconselha evitar alimentos com muita energia

Sobre os alimentos que devem ser ingeridos cotidianamente, Gomes sugeriu as frutas, verduras, legumes e fibras. É preciso evitar também alimentos que contenham muita energia, tais como lanches, sanduíches, biscoitos, refrigerantes, entre outros. É necessário também evitar bebidas que possuam muito açúcar. Os alimentos saudáveis, de acordo com o nutricionista, servem para proteger o organismo das agressões. Isso evita que o paciente desenvolva câncer. E juntamente com a alimentação saudável é necessário fazer exercícios físicos. Eles auxiliam na prevenção de ganho de peso e permitem um melhor equilíbrio hormonal.