Publicado em: terça-feira, 15/10/2013

Pesquisa Datafolha aponta vitória de Dilma ainda no primeiro turno em 2014

Pesquisa Datafolha aponta vitória de Dilma ainda no primeiro turno em 2014Parece que após um período de frequente declínio em sua popularidade e forma de governar especificamente durante as intensas manifestações pelo país, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), deu a volta por cima. Em pesquisa divulgada pelo Datafolha no último sábado aponta que a petista teria 42% dos votos seguida de 21% do tucano Aécio Neves e 15% do ex-ministro do governo Lula, Eduardo Campos. Nulos e quem não votariam em nenhum dos candidatos foram 16% e os indecisos apenas 7%.

Com este resultado Dilma venceria ainda no primeiro turno. Foram ouvidas 2.517 pessoas em 154 municípios brasileiros, com margem de erro de 2% para menos ou para mais. Em outra pesquisa do mesmo instituto feita em agosto, porém sem valor de comparação, pois havia outros critérios entre os entrevistados, também apontava para uma vitória de Dilma com 35% seguida da ex-senadora Marina Silva com 26% e Aécio Neves com 13%.

O Datafolha informou que os votos em Marina da pesquisa acima citada foram em sua maioria agora no novo levantamento para o tucano Aécio Neves com cerca de 8%, pois vale lembrar que a ex-senadora não conseguiu fundar o partido Rede Sustentabilidade, e se viu obrigada a filiar-se na chapa com Eduardo Campos do PSB.

Outro panorama eleitoral alterando o candidato do PSDB para José Serra também traria a vitória para Dilma, com resultado de 37% Dilma, 28% Marina e 20% José Serra. Votos em branco, nulos ou nenhum candidato seria 10%, e 5% indecisos. Já em uma simulação entre Dilma, Marina e Aécio ainda sagraria a vencedora com 39% e os outros candidatos respectivamente 26% e 17%. Brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%. E na última hipótese Dilma Rousseff com 40% venceria, 25% José Serra e 15% Eduardo Campos. O maior número de reprovação é à candidatura de José Serra: 36%, os índices de rejeição dos outros candidatos ficaram da seguinte forma: a presidente Dilma tem 27%, Campos 25%, Aécio 24% e 17% Marina.