Publicado em: terça-feira, 19/08/2014

Pesquisa Datafolha aponta Dilma com 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%

Pesquisa Datafolha aponta Dilma com 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%Nessa segunda-feira (18), foi divulgada uma pesquisa feita pelo Datafolha para o jornal “Folha de S. Paulo”, nela mostra que Dilma Rousseff (PT) está com 36% das intenções de voto para a Presidência da República, logo atrás vem Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%. Essa é a primeira avaliação após a morte de Eduardo Campos e em que a ex-senadora e vice Marina Silva foi citada como uma possível candidata pelo PSB a substituir Campos.

Mesmo com a possibilidade, o PSB ainda não confirmou que Marina será a nova candidata, contudo, lideranças afirmam que será ela. Em uma pesquisa anterior do Datafolha, feita nos dias 15 e 16 de julho e divulgado no dia 17, Dilma estava com 36%, Aécio com 20%, e Eduardo Campos, 8%. O número de entrevistados que afirmaram não saber em quem votar ou que não responderam à pesquisa foi de 14% em julho e agora foi registrado com 9%. Brancos e nulos foram 13% e agora são 8%.

O quarto lugar na pesquisa ficou para o pastor Everaldo (PSC), que aparece com 3% das intenções de voto; anteriormente permanecia com 3%. A pesquisa revela também que se a eleição fosse hoje, haveria um segundo turno e neste, Dilma teria 36% e a soma dos demais candidatos seria 46%. No levantamento anterior, Dilma havia ficado com 36% contra 36% do restante, apontando que já não há tanta certeza quanto a precisão de um segundo turno.

Marina vence Dilma no segundo turno

Na pesquisa divulgada hoje, mostra que se realmente Marina Silva for a candidata pelo PSB, substituta de Campos, ela começará a campanha já empatando com Aécio Neves, segundo os dados, à frente dele com uma diferença de 1% dentro da margem de erro que são de dois pontos percentuais. Marina Silva fica também em uma colocação de empate técnico com Dilma, quando simulado com segundo turno. Marina fica com 47% e Dilma com 43%. O Datafolha não fez uma pesquisa em torno de Marina e Aécio. Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente possui 47%, enquanto o tucano, 39%.